Benefícios do programa de estágio Jovem Aprendiz

Atualmente, há uma grande dificuldade na contratação de jovens. Isto porque o mercado de trabalho está preferindo pessoas com um currículo bem qualificado e preparado para assumir as responsabilidades empresarias. Desta forma, esse público mais jovem acaba tendo dificuldade no momento de ser efetivado no mercado de trabalho. Mas, nos últimos anos, diversos programas têm mudado esse cenário, como é o caso do Jovem Aprendiz. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o funcionamento desta iniciativa? Leia o artigo abaixo e informe-se!

O que é Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é uma iniciativa decretada pelo Governo Federal que determina que as empresa de grande e médio porte contratem certa quantidade de aprendizes referente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% no quadro de profissionais. Ou seja, o programa facilita o acesso do jovem ao mercado de trabalho por meio de cursos e conselhos voltado para a área empresarial. Para você ter uma ideia da grandiosidade do programa, hoje, o Jovem Aprendiz conta com mais de 347 mil aprendizes submetidos à essa iniciativa. Desse total, 198 mil já foram admitidos pelas empresas em que prestava serviço como Jovem Aprendiz.

jovem aprendiz

Como funciona

O Jovem Aprendiz será imposto à vivência daquela determinada empresa. Então, terá que colocar em prática todo o conhecimento teórico que foi repassado na sala-de-aula. Para auxiliar, a empresa contratante do Jovem Aprendiz selecionará um profissional que ficará responsável por acompanhar e coordenar as tarefas impostas ao Jovem Aprendiz.

O tempo de atuação Jovem Aprendiz numa empresa pode alternar. No entanto, de acordo com a lei, a duração máxima do contrato do Jovem Aprendiz é de dois anos. Em relação a jornada de trabalho, existem dois modelos. Caso o candidato esteja com ensino fundamental em curso, a duração será de 6 horas diárias. Já se tiver finalizado o ensino médio, essa jornada de trabalho será de 8 horas diariamente.

Como se inscreve

Para se inscrever no Jovem Aprendiz é necessário que o candidato carregue uma série de adjetivos. É preciso que jovem tenha vontade de aprender e também de estudar e trabalhar simultaneamente. A jornada dentro do programa Jovem Aprendiz não será fácil, o candidato será exigido pelos conteúdos que são repassados em sala-de-aula. Portanto, esteja bem ciente desde o princípio. Para se inscrever no Jovem Aprendiz é necessário que o interessado esteja bem atento as empresas que normalmente costumam aderir à esse tipo de serviço, como é o caso dos Correios, Senac, Senai, Ciee, Ambev, Globo, entre outras. Portanto, fiquem atentos a área de “trabalhe conosco” de cada uma dessas empresas para estar hábil para o processo de inscrição no Jovem Aprendiz.

Vagas do programa

O Jovem Aprendiz é uma iniciativa nacional. Desta forma, o programa possui vagas abertas em todo o país. Por isso, é ideal que os candidatos estejam bem atentos ao sites relacionadas à vaga de emprego. Muitas empresas que atuam em sua região aproveitam o espaço deste site para anunciar as vagas disponíveis no jovem aprendiz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *